Este artigo tem como objetivo apresentar, a partir de um viés teórico-prático, reflexões sobre a importância do planejamento para a produção e aplicação de materiais didáticos (MD) para o ensino do espanhol na educação de jovens e adultos (EJA), dentro do âmbito das experiências do Pibid Espanhol da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A fundamentação teórica que apoia as reflexões didático-pedagógicas trata da importância da construção da autonomia do educando, da produção de materiais que levem em conta a realidade dos alunos e da importância do lúdico para o ensino da língua espanhola na EJA. Metodologicamente, como etapa de construção conjunta e complementar, evidenciamos os pontos estratégicos de planejamento baseado em um tema gerador, bem como a produção e organização dos materiais didáticos com base nas orientações semanais oferecidas pela professora supervisora na escola e pela professora orientadora na universidade. Entre os resultados observados, destacamos a relevância de um planejamento que leve em consideração a realidade dos alunos, a importância da produção de materiais que respeitem e considerem a progressão da aprendizagem, a interação na construção dos conhecimentos e a importância do lúdico no processo de aprendizagem do espanhol na EJA. Como conclusão, apontamos que essas experiências permitem importantes reflexões que influenciam a formação inicial proporcionada pelo Pibid num contexto de EJA.