Esta investigação advém de reflexões sobre a participação da autora principal nos programas de iniciação à docência PIBID E PRP de educação física (EF), envolvendo turmas de ensino fundamental e ensino médio. A abordagem dessa temática decorre da percepção das/os bolsistas do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Ceará A metodologia tem caráter qualitativo, na forma de um relato de experiência, com ênfase na narração de uma bolsista dos programas de iniciação a docência e PIBID PRP durante a graduação em educação física - licenciatura. A partir dessa demanda, a autora principal expõem suas vivências em ambos os programas e como contribuíram e contribuem para o percurso formativo. O trabalho contou com a participação de duas residentes, da coordenadora da PRP e do coordenador do PIBID. À guisa de conclusão, busca refletir sobre a relevância dos programas no processo de formação docente, assim como uma oportunidade de aproximação entre a escola e a universidade. De forma a aproximar professoras e professores em diferentes momentos na carreira para compartilhar experiências. Refletimos também sobre a necessidade de maiores investimentos nos programas para que alcancem mais graduandas/os.