O desenvolvimento do Pensamento Crítico (PC) é imprescindível para que os cidadãos possam pensar de uma forma racional e reflexiva, focado naquilo que se deve acreditar e fazer, além de fomentar a análise crítica é essencial para a formação de indivíduos mais conscientes de seu papel social. Objetivamos investigar o potencial de desenvolvimento do PC nas principais Metodologias de Ensino (ME) utilizadas no contexto colombiano para ensinar Ciências, visando que a Colômbia tem grande influência nas metodologias/pesquisas brasileiras sobre PC. Configura-se como uma pesquisa qualitativa em educação, de caráter documental e visa selecionar e analisar as ME de Ciências, com base na promoção do PC no contexto colombiano a partir de cinco artigos que se enquadram em nosso objetivo de pesquisa. A análise dos trabalhos baseou-se na análise temática de conteúdos, desenvolvida em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento e interpretação dos resultados. A partir da pesquisa, percebemos que a ME que mais possui elementos do PC é a Pedagogia de Projetos (ME 4), pois apresenta frequência 38 dos 50 elementos constituintes do PC, seguida por: ensino pela investigação; ensino pela pesquisa; experimentação investigativa; e resolução de problemas. Assim, compreendemos que a ME que mais desenvolve o PC em contexto colombiano é a Pedagogia de Projetos, considerando que ela contempla 38:50 critérios e a que apresenta menor possibilidade de desenvolver o PC no Ensino de Ciências é a Resolução de Problemas, tendo em vista que ela apresenta apenas 24 dos 50 critérios avaliados.