Este artigo apresenta ações desenvolvidas no subprojeto de língua portuguesa PIBID-UERN a partir da abordagem da produção textual escrita do gênero artigo de opinião. É um gênero que pertence a ordem do argumentar e consiste em analisar, avaliar e responder a uma questão controversa. A proposta tem como objetivo ampliar a competência argumentativa de alunos do ensino fundamental por meio da discussão de temas polêmicos que geram conflitos no ambiente escolar. A base teórica advém de estudos de Koch e Elias (2016); Antunes (2016); Marcuschi (2008), entre outros. No tocante às questões relativas ao ensino, foram observados os documentos oficiais para a educação básica: PCN (Brasil, 1997) e BNCC (Brasil, 2018). Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa (Severino, 2013), de caráter descritivo-explicativo (Gil, 2002). Os resultados parciais atestam que o debate sobre os temas de relevância social contribui para dirimir a violência verbal na sala de aula proporcionando uma cultura da paz por meio do exercício consciente e reflexivo da cidadania.