Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES SOBRE O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103527
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1007
    "inscrito_id" => 7352
    "titulo" => "PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES SOBRE O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "Este relato de experiência tem como objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas observadas nas aulas de Língua Inglesa no ensino médio integrado do Instituto Federal do Amapá – IFAP, como cumprimento do plano de atividades do Programa de Residência Pedagógica- PRP e formalizadas através de um diário de bordo digital, com o intuito de perceber a importância de o aluno agir ativamente no processo de aprendizagem. Durante essa experiência foi possível perceber que a professora utilizou de Metodologias Ativas para promover a aprendizagem da Língua Inglesa. Percebeu-se, também, que ao integrar as tecnologias digitais, as aulas se tornam lúdicas, o que aumenta o interesse e participação dos alunos, concomitante prepara-o para agir nas práticas sociais de uso da língua inglesa em contextos reais."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7352_TB1007_25112023131435.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYLA MONISE DE OLIVEIRA COELHO"
    "autor_nome_curto" => "MAYLA"
    "autor_email" => "maylamonisee@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ (IFAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103527
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1007
    "inscrito_id" => 7352
    "titulo" => "PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES SOBRE O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "Este relato de experiência tem como objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas observadas nas aulas de Língua Inglesa no ensino médio integrado do Instituto Federal do Amapá – IFAP, como cumprimento do plano de atividades do Programa de Residência Pedagógica- PRP e formalizadas através de um diário de bordo digital, com o intuito de perceber a importância de o aluno agir ativamente no processo de aprendizagem. Durante essa experiência foi possível perceber que a professora utilizou de Metodologias Ativas para promover a aprendizagem da Língua Inglesa. Percebeu-se, também, que ao integrar as tecnologias digitais, as aulas se tornam lúdicas, o que aumenta o interesse e participação dos alunos, concomitante prepara-o para agir nas práticas sociais de uso da língua inglesa em contextos reais."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7352_TB1007_25112023131435.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYLA MONISE DE OLIVEIRA COELHO"
    "autor_nome_curto" => "MAYLA"
    "autor_email" => "maylamonisee@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ (IFAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas observadas nas aulas de Língua Inglesa no ensino médio integrado do Instituto Federal do Amapá – IFAP, como cumprimento do plano de atividades do Programa de Residência Pedagógica- PRP e formalizadas através de um diário de bordo digital, com o intuito de perceber a importância de o aluno agir ativamente no processo de aprendizagem. Durante essa experiência foi possível perceber que a professora utilizou de Metodologias Ativas para promover a aprendizagem da Língua Inglesa. Percebeu-se, também, que ao integrar as tecnologias digitais, as aulas se tornam lúdicas, o que aumenta o interesse e participação dos alunos, concomitante prepara-o para agir nas práticas sociais de uso da língua inglesa em contextos reais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.