Este trabalho apresenta uma atividade do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) realizada em 2023, especificamente o Subprojeto Multidisciplinar de Matemática, desenvolvido no IFFar - Campus Santa Rosa-RS, em parceria com a Escola Estadual de Educação Básica Cruzeiro. O PIBID tem por intuito estabelecer vínculos entre os licenciandos e o ambiente escolar, proporcionando reflexões, análises e vivências com os alunos. A prática teve como objetivo despertar o interesse dos alunos em desenvolver hábitos sustentáveis, desenvolvendo o pensamento crítico relacionado ao consumismo. Para tanto, entende-se que o consumo consciente vai além de repensar a quantidade do que se compra, mas está presente em hábitos diários como tomar banho, escovar os dentes, utilizar energia, água e materiais indispensáveis no dia a dia. A partir disso, pretendeu-se promover a tomada de decisões responsável em relação ao consumo, refletir sobre as necessidades reais que ocorrem na casa dos alunos dando ênfase ao consumo de energia. Nessa perspectiva, a Prática Pedagógica deu-se por meio da análise e discussões acerca de contas de energia, realizando-se cálculos para a visualização da energia consumida sem o acréscimo das taxas cobradas, além da abordagem de hábitos que podem diminuir este consumo.