Este trabalho se propõe a investigar as práticas pedagógicas alfabetizadoras realizadas durante o programa de Residência Pedagógica na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Focado na etapa de alfabetização, este programa é essencial, especialmente em contextos como o da rede municipal do Recife, onde existe uma disparidade no nível dos estudante, manifestando-se através da heterogeneidade nas turmas. Muitos alunos, ao retornarem à escola, enfrentam deficits significativos, refletidas na leitura e escrita nos estágios iniciais. O programa de Residência Pedagógica, financiado pela CAPES e implementado pelos residentes do curso de licenciatura em pedagogia da UFPE, emerge como uma resposta necessária a essa disparidade educacional. Este estudo tem como objetivo examinar as estratégias pedagógicas adotadas, mas também entender como essas práticas beneficiam não apenas os alunos, mas também todos os participantes envolvidos no processo. A Residência Pedagógica cria um ambiente de aprendizado colaborativo e mútuo, onde o ensino e a aprendizagem se entrelaçam em um esforço para transformar o cenário educacional, especialmente no que diz respeito à alfabetização. Desta forma, este estudo visa não apenas documentar as práticas existentes, mas também para explorar as potencialidades do programa de Residência Pedagógica como um catalisador para o desenvolvimento da leitura e da escrita, oferecendo novas perspectivas e inovações que podem ser aplicadas em contextos educacionais variados.