Esse trabalho objetiva analisar de que forma uma intervenção pedagógica criativa e interativa na Educação Básica, a partir de um Escape Room, propicia aos alunos aprender química e desenvolver competências e habilidades. Esse estudo, de natureza básica e objetivo exploratório, adota uma abordagem qualitativa e utiliza o procedimento pesquisa participante. O estudo foi conduzido por uma aluna bolsista do subprojeto PIBID/Química da Universidade Federal do Paraná, com alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio Regular e do Ensino Técnico de um colégio estadual, situado na cidade de Curitiba-PR. Os dados, constituídos por meio da observação e da aplicação de um questionário, indicam que o Escape Room contribui de forma positiva para o ensino de química, visto que foi possível desenvolver competências e habilidades essenciais, como resolução de problemas, trabalho em equipe e comunicação. Apesar de alguns pontos negativos apresentados por um grupo minoritário de alunos, a pesquisa destacou a eficácia dessa abordagem pedagógica para tornar o ensino e a aprendizagem de química mais dinâmicos e atraentes.