O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) representa um desafio para as áreas da saúde e educação. Considerando aqueles que cercam a criança ou adolescente acometidos pelo TDAH, isto é, sua rede de apoio, faz-se importante que estejam cientes acerca da origem do transtorno, suas consequências e possibilidades de tratamento. Os grupos familiares de indivíduos com TDAH desconhecem acerca do mesmo e permanecem excluídos do centro da tomada de decisões em relação à doença. Dessa forma, é importante que o corpo docente se coloque a par da posição familiar nesse contexto e, também, esteja disposto a atuar de maneira multidisciplinar e imediata na resolução de problemas. Para tal, é importante que a instituição escolar, juntamente da família e outros profissionais da saúde, intervenha em conjunto na tentativa de mitigar os prejuízos trazidos à vida dos indivíduos acometidos pelo TDAH. A tomada de decisão compartilhada pode ser extremamente eficiente a fim de reverter as alarmantes estatísticas associadas ao transtorno.