O objetivo deste relato de experiência é a discussão sobre a potencialidade do tema Epigenética para a Educação Científica identificada ao longo de uma sequência de aulas da disciplina de Biologia da Educação para licenciandas e licenciandos em Pedagogia, no primeiro semestre de 2023, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Apresentamos o referencial teórico sobre o tema e o histórico da disciplina no qual é trabalhado, bem como nossos dois movimentos investigativos. Primeiramente, realizamos levantamentos quanti e qualitativo das temáticas “Epigenética”, “Educação científica” e suas intersecções em duas bases de dados de acesso público e gratuito. Então, classificamos e estamos analisando as produções textuais sobre o conteúdo de Epigenética elaboradas pelas(os) estudantes durante o semestre letivo sob os pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso (AD) (ORLANDI, 2015). Até o momento, podemos concluir que a Epigenética é um conteúdo ainda pouco explorado tanto em trabalhos na área da Educação Científica, como na própria Educação. O tema Epigenética além de despertar a curiosidade das(os) estudantes pela sua conceituação em si, também despertou reflexões sobre os conceitos prévios que desenvolveram sobre genética e hereditariedade, a oposição entre conceitos antigos e novos, quanto à sua profissão e a educação e sobre questões sociais e ambientais que não apenas nos cercam, mas que nos constituem. Portanto, a partir desta experiência docente e destes primeiros resultados das análises, identificamos a potencialidade do tema Epigenética para a Educação Científica e o reconhecimento de possibilidades formativas científica, social, ambiental e profissional a partir desta temática.