RESUMO: O presente artigo ressalta a importância de compreender o aluno como um participante ativo no processo educativo, incorporando suas experiências fora da escola e sua interação sociocultural. Por meio da aplicação da Abordagem Triangular por Ana Mae Barbosa, o estudo almeja a formação de indivíduos críticos e comprometidos. Embasado nas ideias de Paulo Freire e Dermeval Saviani, o trabalho reconhece a importância da pedagogia emancipatória e histórico-crítica para situar o conhecimento e engajar os alunos na construção do saber. Através da execução prática dessa abordagem em uma oficina embasada no Modernismo, os acadêmicos não apenas exploraram a aplicação tangível dessa perspectiva na educação estética, mas também proporcionaram espaço para a análise crítica e expressão dos estudantes. O artigo constitui um relato de experiência que enfatiza a prática da Abordagem Triangular em uma oficina educativa, sublinhando sua relevância na promoção da análise crítica, reflexiva e contextualizada das manifestações artísticas, ao mesmo tempo em que valoriza o papel ativo do aluno na construção do conhecimento.