Compreender o processo de osmose é essencial para a compreensão das funções celulares e de sistemas biológicos como um todo. Uma aula experimental deve engajar os estudantes não apenas em um trabalho prático, manual, mas principalmente intelectual. Apresentamos um relato sobre a experiência como pibidianos na Escola Estadual de Tempo Integral (CETI) Professor Manuel Vicente Ferreira Lima no município de Coari-AM A atividade foi realizada em algumas etapas. Primeiramente, o assunto foi apresentado de forma teórica. Em seguida, foi feita a prática para demonstrar a osmose. Foram utilizadas a batata e a cebola. Durante o experimento, os alunos puderam observar que a água migrou das soluções menos concentradas para as mais concentradas, evidenciando o fluxo osmótico. A discussão sobre o que foi observado possibilitou uma maior compreensão do assunto pelos alunos. Essa experiência foi muito enriquecedora, pois a participação no programa possibilitou a oportunidade de conhecer como é a rotina de um professor em seu dia-a-dia, com seus alunos e, através disto, adquirir conhecimento e também observar quais as dificuldades dos alunos e como o professor assume essa tarefa de elaborar suas aulas de forma que venham compreender os assuntos e minimizando as dificuldades dos alunos. A combinação de teoria e prática contribuiu significativamente para uma compreensão mais completa e profunda da osmose e seus efeitos nos sistemas vivos pelos alunos. Como pibidianos, reconhecemos a relevância dessas atividades na nossa formação como futuros educadores, capacitando-nos a transmitir o conhecimento de forma mais envolvente e eficaz.