O uso de experimentos nos espaços escolares possibilita o entendimento dos conteúdos de ciências e estimula os estudantes à aprendizagem e aprofundamento dos assuntos abordados em sala de aula de forma descontraída. Assim, neste texto, relata-se as experiências adquiridas com a realização de atividades experimentais com os estudantes do ensino fundamental da escola municipal Luiz Geolas de Moura Carvalho, localizada no município de Tomé-Açu. foram selecionados e realizados onze experimentos considerando o fácil manuseio, a segurança, a curiosidade, a interatividade e estímulo ao interesso dos estudantes durante o processo de realização das atividades experimentais propostas. Como resultado, observou-se que no início do desenvolvimento dos experimentos, os estudantes demonstraram pouco interesse em participar. No decorrer da aplicação de outros experimentos, como “Arco íris no copo”, “Violeta que desaparece”, “Bolhas coloridas”, “Pressão da vela” e “Balão na garrafa”, notou-se maior interatividade dos participantes, assim como, mais desempenho dos estudantes do ensino fundamental na construção dos experimentos. Desse modo, reconhece-se que as atividades experimentais são importantes estratégias de ensino e aprendizagem, que despertam a curiosidade, além de permitirem problematizar e investigar os conteúdos relacionados as ciências. Com isso, despertam o senso critico e ainda possibilitam a reflexão dos fenômenos e saberes científicos.