Este artigo tem como objetivo analisar a percepção dos estudantes do Ensino Médio de um colégio estadual do oeste do Paraná, parceiro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID, em relação ao retorno às aulas no contexto pós pandemia, especialmente em relação às aulas de Matemática. Para alcançar esse objetivo, foi conduzida uma pesquisa utilizando um questionário impresso, que foi distribuído entre os alunos das turmas do 1° B, 2° B e 3° A para coletar informações sobre suas experiências e percepções. O questionário abordou temas como a mudança nos estudos durante a pandemia e no cenário atual, o uso de recursos de ensino de matemática desejados pelos alunos, os desafios enfrentados no retorno presencial e a dificuldade em acompanhar as aulas dessa disciplina. Além disso, foram solicitadas sugestões sobre como tornar o aprendizado de matemática mais atraente para os estudantes e ações que poderiam ser realizadas por eles próprios para obter um bom desempenho nas aulas. Os resultados destacaram a inadaptação dos alunos aos métodos de estudo durante a pandemia, bem como os desafios enfrentados na retomada das aulas presenciais. As preferências dos alunos em relação aos recursos de ensino de matemática indicaram a importância de abordagens interativas. Essa pesquisa contribui para entender os impactos da pandemia na educação e direcionar esforços para proporcionar um ambiente seguro e favorável ao aprendizado, considerando as necessidades e preocupações dos alunos.