O plantio de árvores no espaço escolar é um instrumento facilitador do ensino de Biologia, uma vez que contribui para ampliar as abordagens pedagógicas interdisciplinares em sala de aula. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi mostrar que a arborização e as aulas realizadas em áreas abertas do ambiente escolar contribuem para a aprendizagem de conteúdos de Biologia. A atividade foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim/RO, com a participação de três estudantes do Programa de Residência Pedagógica (PIRP) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A abordagem metodológica consistiu no plantio de 85 mudas de espécies florestais nativas do bioma amazônico e de 15 espécies frutíferas e ornamentais exóticas, utilizando-se de fertilizantes minerais, água e adubação orgânica. As plantas foram identificadas com nomes populares e científicos. Durante a prática, houve explicações sobre conteúdos voltados à disciplina de Biologia, com foco em Citologia, Transporte de Membranas e Bioquímica Celular, e sobre ações de cidadania e meio ambiente. Houve a adoção de árvores para ampliar o engajamento e efetuou-se o plantio de. Em seguida houve um lanche coletivo para encerramento e socialização. A atividade prática, permitiu a aproximação entre estudantes do Ensino Médio e residentes do PRP da CAPES. Verificou-se que a prática de arborização se relaciona com uma infinidade de temas e que se constitui como uma abordagem pedagógica satisfatória, possível de ser observada, manipulada, investigada, bem como facilmente integrada com conhecimentos de outras disciplinas.