A Biologia é uma área ampla e está diretamente relacionada a temática educação e ensino, por conta disto, a distribuição discursiva desta pesquisa se caracteriza em conceitos gerais, percepções acadêmicas e legislação. Esse estudo objetiva conhecer as divergências entre o PRP e o Estágio Curricular no Campus do IFCE-Paracuru. Trata-se de um relato de experiencia (observação participante) orientado pela abordagem qualitativa. O levantamento ocorreu entre os meses de maio a julho de 2023. A atividade de ensino de um residente ou um estagiário, precisa intercalar teoria e prática, porém as perspectivas destas duas formas de experiência divergiram em alguns pontos, como : (1) Renumeração;(2) Carga horaria; (3) Escola- Campo; (4) Instrumentais;(5) Preceptores. Em uma percepção acadêmica o PRP promove uma interlocução entre prática e conhecimentos científicos , além de possibilitar um melhor aporte financeiro para os estudantes que fazem parte do programa. É válido ressaltar que o Brasil é um país que possui diferentes realidades acadêmicas e que nenhuma experiência em um Programa de Residência Pedagógica ou Estágio Curricular pode se estabelecer como algo efetivo, contudo, podemos estabelecer caminhos possíveis para melhorar o estímulo dos estudantes. Recomenda-se a inserção de melhorias nos Estágios Curriculares do Campus como forma de estimular os estudos nessa área, assim como, incentivar novas pesquisas sobre a problemática.