O presente documento tem por objetivo relatar as vivências ocorridas no processo do Programa de Residência Pedagógica (PRP), enquanto professora preceptora na Escola Municipal Paulo Freire, na cidade de Imperatriz - Maranhão, auxiliando os residentes do curso Licenciatura em Ciências Naturais/Biologia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. O relato tem como objeto de experiência o período que abrange os meses de novembro de 2022 a setembro de 2023, expressando de forma específica e reflexiva as atividades desenvolvidas durante esse período. Para a construção deste relato, vamos considerar as reflexões vivenciadas, trocas de experiências que ocorreram juntamente com observações de aulas, elaboração e correção de atividades proposta, e a ministração de aulas teóricas e práticas dos residentes com o auxílio e supervisão do professor preceptor, bem como a elaboração de projeto, além de momentos de formação que ocorreu de forma paralela, orientada pelo docente orientador do programa. Vale enfatizar que houve momentos presenciais no Campus da Universidade Federal do Maranhão - UFMA e também atividades realizadas em plataformas digitais como Google Clasrrom e Google Meet. Desta forma, o artigo trata, além dos pontos citados acima, da importância que a residência pedagógica traz para os residentes, pois enriquece a vivência em sala de aula de forma a engrandecer a relação ensino - aprendizagem, tornando-se assim, um facilitador durante a vida profissional dos licenciados, pois o programa visa a experiência em ambiente escolar em todas as suas dimensões, facilitando assim, o processo de formação como docente.