O presente trabalho apresenta um relato de experiência de bolsistas da Residência Pedagógica do curso de História em uma escola de nível médio em tempo integral da rede pública do estado do Ceará, durante o primeiro semestre de 2023. O texto reflete as percepções de graduandos sobre a prática docente, aborda resultados de aprendizagem dos(as) estudantes do Ensino Médio e os obstáculos encontrados pelos residentes. O objetivo é analisar esta experiência de forma perspectivada e sistematizada, dando tratamentos de fonte de pesquisa às atividades desenvolvidas no referido semestre de atuação dos bolsistas. O embargo de atividades que validam os direitos humanos e não incentivam uma vivência saudável dos estudantes, que acabam por não cumprir totalmente seus direitos dentro do ambiente escolar, engessando-os de vivenciar experiências somatórias para a sua vida, desvalorizando o processo de emancipação que, segundo Freire (1980), é mór no processo educativo. A atuação dos residentes teve como foco a valorização desses processos, que são importantes dentro e fora dos muros da escola, mas que precisam ser apoiados por todo o corpo docente que permite o funcionamento dessa estrutura. Desse modo, tal experiência, além de contribuir no ensino que é cobrado pelas diretrizes, principalmente, engendrou possibilidade de formação humana reflexiva por parte dos alunos e alunas, valorizando e dignificando a sua próprias vivências.