O estudo de genética no Ensino Fundamental permite entender o processo de hereditariedade, um assunto importante para compreensão da biologia, porém o conteúdo apresenta muitos termos técnicos que vão além da interdisciplinaridade, dificultando a aprendizagem dos alunos. Neste sentido, esse trabalho teve como objetivo desenvolver uma atividade lúdica gamificada em equipe, denominada “Heredodúvidas”, com avatares desenvolvidos pelo WhatsApp para facilitar a construção e análise de características que são passadas dos pais aos descendentes através do heredograma, determinando padrões de herança genética e os seus alelos. A atividade foi aplicada em uma turma do 9° ano na Estadual Laura Dantas dos Santos Silva - SEDUC AL. A turma foi dividida em quatro grupos e cada um recebia uma ficha do heredodúvidas com um texto explicativo sobre uma característica de algumas famílias. Foram entregues 11 bonecos de Avatares de WhatsApp e palitos presos com elásticos, os quais eram utilizados para montagem do heredograma e resolução das questões. Para o jogo tornar-se gamificado, foram estabelecidas “três vidas” para retirar dúvidas com o professor. Ao concluir uma ficha, outra era entregue, vencendo o grupo que conseguisse o melhor desempenho dentro do tempo proposto. Através da resolução do heredodúvidas, os alunos conseguiram de forma cooperativa construir o heredograma e visualizar como a herança genética é transmitida aos descendentes, manifestando-se de forma dominante ou recessiva. A atividade foi bem aceita pelos alunos, os quais envolveram-se no tema, conseguindo relacionar corretamente os termos técnicos e resolução de problemas de modo lúdico e divertido.