Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PERCEPÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103491
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 962
    "inscrito_id" => 5144
    "titulo" => "PERCEPÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente relato de experiência compartilha a criação, o desenvolvimento e os resultados de uma oficina pedagógica usando o software GeoGebra, realizada por bolsistas do Programa Residência Pedagógica (PRP), subprojeto de Matemática, de um instituto federal, numa escola pública do interior de Minas Gerais, em turmas do 3º ano do Ensino Médio. Essa atividade teve como principal objetivo aprimorar a formação do futuro professor de Matemática, ao refletir sobre como as ferramentas do GeoGebra podem facilitar o estudo de funções afim e quadrática. O planejamento e a execução das oficinas com o referido software possibilitaram a reflexão dos residentes sobre os desafios do processo de ensino/aprendizagem de Matemática. Percebeu-se o aperfeiçoamento da prática docente do professor em formação, ao constatar a necessidade de se utilizar recursos inovadores para atrair a atenção dos estudantes e a importância de alinhar a escola com os avanços tecnológicos globais."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5144_TB962_31082023162807.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYRA CAROLINA ARANTES"
    "autor_nome_curto" => "MAYRA"
    "autor_email" => "carolinamayra2000@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103491
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 962
    "inscrito_id" => 5144
    "titulo" => "PERCEPÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente relato de experiência compartilha a criação, o desenvolvimento e os resultados de uma oficina pedagógica usando o software GeoGebra, realizada por bolsistas do Programa Residência Pedagógica (PRP), subprojeto de Matemática, de um instituto federal, numa escola pública do interior de Minas Gerais, em turmas do 3º ano do Ensino Médio. Essa atividade teve como principal objetivo aprimorar a formação do futuro professor de Matemática, ao refletir sobre como as ferramentas do GeoGebra podem facilitar o estudo de funções afim e quadrática. O planejamento e a execução das oficinas com o referido software possibilitaram a reflexão dos residentes sobre os desafios do processo de ensino/aprendizagem de Matemática. Percebeu-se o aperfeiçoamento da prática docente do professor em formação, ao constatar a necessidade de se utilizar recursos inovadores para atrair a atenção dos estudantes e a importância de alinhar a escola com os avanços tecnológicos globais."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5144_TB962_31082023162807.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYRA CAROLINA ARANTES"
    "autor_nome_curto" => "MAYRA"
    "autor_email" => "carolinamayra2000@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente relato de experiência compartilha a criação, o desenvolvimento e os resultados de uma oficina pedagógica usando o software GeoGebra, realizada por bolsistas do Programa Residência Pedagógica (PRP), subprojeto de Matemática, de um instituto federal, numa escola pública do interior de Minas Gerais, em turmas do 3º ano do Ensino Médio. Essa atividade teve como principal objetivo aprimorar a formação do futuro professor de Matemática, ao refletir sobre como as ferramentas do GeoGebra podem facilitar o estudo de funções afim e quadrática. O planejamento e a execução das oficinas com o referido software possibilitaram a reflexão dos residentes sobre os desafios do processo de ensino/aprendizagem de Matemática. Percebeu-se o aperfeiçoamento da prática docente do professor em formação, ao constatar a necessidade de se utilizar recursos inovadores para atrair a atenção dos estudantes e a importância de alinhar a escola com os avanços tecnológicos globais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.