RODRIGUES, Graziela Nunes et al.. . Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/105221>. Acesso em: 21/11/2024 13:09
O Programa de Residência Pedagógica (PRP) da CAPES promove a interação entre a universidade e a comunidade, permitindo que estudantes de licenciatura adquiram experiência docente nas escolas públicas. O programa visa preparar futuros educadores, enfatizando a importância da imersão em sala de aula e fornecendo orientação por parte de professores experientes. Este relato descreve a experiência de residentes de Educação Física da UNIPAMPA em uma escola periférica com desafios como evasão escolar e falta de engajamento dos alunos. Os residentes desenvolveram atividades para fortalecer o vínculo dos alunos com a escola, incluindo colônia de férias, oficinas esportivas e revitalização dos espaços escolares. Com o tempo, os estudantes reconheceram o trabalho realizado, melhorando o envolvimento nas atividades e o relacionamento professor-residente-aluno. A mudança de turno trouxe novos desafios, mas também ajudou a fortalecer o entendimento da docência e as habilidades de comunicação dos residentes. Destacando a importância do professor como mediador do processo educativo, especialmente em contextos desafiadores, e enfatiza a busca por uma educação que vá além da mera transmissão de conteúdo, promovendo a participação e o aprendizado mútuo. Junto aos ideias de Paulo Freire sobre a educação como um processo compartilhado entre sujeitos, reconhecendo a necessidade de uma educação que promova a justiça e a fraternidade.