O presente trabalho consiste em um relato de experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica (PRP), em uma escola Estadual, localizada no município de Bragança- PA, com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. O estudo tem como objetivo, fomentar a importância de práticas metodológicas por meio da experimentação no ensino de Ciências, estabelecendo contribuições na formação docente. Nesta perspectiva, os estudantes protagonizaram participação em uma feira de ciências com o tema “Experienciando fenômenos e fatores físicos/químicos”, integrando conhecimentos teórico-práticos de forma contextualizada no processo de ensino e aprendizagem. Compreende-se que, as estratégias didático-pedagógicas precisam ser contextualizadas e oportunizar a participação ativa dos estudantes para estimular o desenvolvimento das habilidades e competências esperadas. Através da atividade desenvolvida foi possível contribuir para aprendizagem de conhecimentos e procedimentos próprios das Ciências da natureza bem como o desenvolvimento de competências socioemocionais, de modo a melhorar a relação aluno/professor/residente, tornando-os mais participativos e empenhados. Assim, é possível afirmar que o PRP tem emergido como importante iniciativa que oportuniza aos residentes vivenciar experiências, aprimorar seus conhecimentos acadêmicos e colocá-los em prática no âmbito escolar, possibilitando compreender os desafios da educação e contribuir diretamente para uma formação de qualidade tanto pessoal, como profissional, que habilitará o futuro professor a exercer com determinação, comprometimento e responsabilidade seu ofício.