Neste trabalho, objetivamos relatar a experiência de um pibidiano envolvendo a relação teoria e prática sobre jogos e o ensino da matemática. Na busca em fortalecer a formação de professores, enriquecendo a parceria entre universidade e escola pública com projetos como o PIBID, enfatizamos as contribuições de aproximar as experiências com a pesquisa como forma de superar a concepção de jogos como mero entretenimento. Embasados na Teoria Histórico-Cultural (THC), é preciso ter claro, os princípios teórico-metodológicos que possam auxiliar o futuro professor no trabalho com os jogos com regras no ensino fundamental para promover o desenvolvimento psicológico e cultural dos alunos. Por meio de uma pesquisa bibliográfica direcionada a autores clássicos e contemporâneos da THC como Vygotsky (1995), Leontiev (1978) e Elkonin (1987) e outros, discutimos a possibilidades educativas e didáticas. Esperamos que, as discussões possam evidenciar a necessidade de que os jogos tenham planejamento, intencionalidade e formação adequada para que se possa, promover uma educação de qualidade a todos alunos na escola.