O componente curricular Educação Física desempenha um papel transformador na vida de crianças e adolescentes, sendo fundamental para a formação integral. No entanto, a escassez de materiais para as aulas tem sido um desafio na prática docente. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) fomenta a inclusão de práticas pedagógicas inovadoras e a qualificação dos professores em formação inicial e das escolas de educação básica. O objetivo desse trabalho é descrever a construção metodológica de materiais alternativos para aulas de Educação Física, assim como socializar uma experiência exitosa do PIBID. Trata–se de uma experiência vivenciada em uma escola campo vinculada ao subprojeto PIBID Educação Física da Universidade Estadual do Piauí, campus Torquato Neto. A experiência envolveu as etapas de análise do cenário atual da escola, planejamento, definição dos jogos ou brinquedos a serem produzidos, escolha de materiais a serem utilizados e como engajar os escolares nesse processo de construção, fazendo-os protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados da experiência refletiram uma contribuição valiosa ao enriquecimento das aulas, com os seguintes benefícios: maior engajamento dos estudantes da escola, diversificação de habilidades, inclusão efetiva e promoção de práticas sustentáveis e criativas. Para os pibidianos, a vivência possibilitou a aplicação prática de metodologias inovadoras, revitalizando o dinamismo das aulas. Conclui-se que a utilização dos materiais alternativos dinamizou as aulas de Educação Física, destacando a relevância da inovação e do envolvimento para qualificar as práticas educativas, beneficiando alunos e futuros educadores.