Este trabalho consiste num relato de experiências vivenciadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, ao desenvolvermos intervenções no ensino médio numa disciplina eletiva chamada “Ler ou calcular? Por que complicar?!”, realizada numa escola pública estadual de tempo integral, localizada na cidade de Parnamirim/RN. Foram desenvolvidas atividades na perspectiva de aproximar os alunos do exercício da leitura e da escrita da linguagem matemática, bem como evidenciar a matemática dentro de outras áreas na execução de atividades em diferentes faces. Assim, este trabalho pretende mostrar como uma disciplina eletiva de matemática pode potencializar as habilidades de leitura e escrita em aulas de matemática. Para tanto, descreveremos todo o processo de planejamento e execução de atividades onde a matemática é apresentada em diversos gêneros textuais e formas diferentes de metodologias, nos embasando nas concepções de Machado (2001) que discute a impregnação mútua entre a Matemática e a Língua Materna e Morais Filho (2010) que trata de aspectos da linguagem matemática. Tais vivências agregaram à formação dos bolsistas, estudantes da licenciatura em matemática, as concepções e visões que PIBID preconiza em seus objetivos, enquanto futuros professores.