O gênero Seminário foi escolhido por sua capacidade de trabalhar a escrita e a oralidade em conjunto, visando construir habilidades e competências que melhor auxiliem aos alunos na pesquisa, estruturação e oralização, bem como também na construção de uma postura adequada ao gênero em pauta. Portanto, o trabalho aqui desenvolvido tem por objetivo analisar os aspectos linguísticos presentes na oratória dos alunos de Língua Portuguesa do Ensino Médio da Escola de Referência Jesuíno Antônio D’Ávila, visando pontuar estratégias a serem desenvolvidas por esses estudantes, bem como identificar a desenvoltura dos mesmos no momento da apresentação dos Seminários durante as aulas e auxiliá-los na elaboração clara e objetiva de um determinado tema até a sua exposição. Como pressupostos teóricos vamos utilizar das ponderações de Dolz e Scneuwly (2011) sobre os gêneros orais e escritos na escola; a abordagem sócio-discursiva de Nascimento e Cristovão (2011); e a noção de Seminário como gênero textual de Chaves (2008). Para isso, a abordagem utilizada será uma metodologia qualitativa à luz da teoria de gêneros textuais e uma pesquisa-ação onde uma sequência didática será aplicada. Como resultados principais, pretende-se desenvolver a capacidade cognitiva desses alunos que possuem dificuldades expressivas em público, para que assim possam ter, através da prática, segurança em suas apresentações.