A Residência Pedagógica em Geografia é uma experiência enriquecedora e essencial na formação dos futuros docentes. Durante o período de 01/11/2022 a 20/08/2023 na Escola Estadual Sant’Ana, tive a oportunidade de vivenciar a prática docente e aprofundar meus conhecimentos. Com a supervisão da professora-orientadora foi possível observar e participar das aulas, planejar atividades e realizar minhas regências na escola-campo. Além disso, a partir da vivência obteve-se uma visão mais abrangente sobre a realidade escolar e os desafios enfrentados no cotidiano tanto pelos professores quanto pelos alunos. Nesse sentido, este relato tem o objetivo de expor a percepção de uma residente sobre um dos desafios enfrentados durante o processo de formação teórico-prática, neste caso, os primeiros impactos oriundos da implementação da nova reforma do ensino médio. Com alto índice de reprovações mesmo com os alunos em de sala de aula, este trabalho analisa o contexto desse desinteresse, por parte dos alunos, evidenciando que o processo de ensino-aprendizagem é moldado a partir tanto da infraestrutura quanto dos recursos didáticos e pedagógicos da escola. Por fim, destaca-se a necessidade do projeto de Residência Pedagógica para fins de compreender a realidade e o cotidiano da sala de aula, com seus desafios, particularidades e, principalmente, desenvolver métodos e metodologias para se trabalhar com os materiais e recursos disponíveis.