Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ESCOLAR COM A INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103396
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 843
    "inscrito_id" => 1625
    "titulo" => "UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ESCOLAR COM A INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente relato foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Prática Pedagógica Enquanto Componente Curricular (PECC) do curso de Licenciatura em Ciência Biológicas do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul. A proposta da atividade foi realizar um estudo da realidade para encontrar o tema gerador e, após, desenvolver os conteúdos em sala de aula. A partir da investigação, que foi realizada com o auxílio de questionários online realizados através da plataforma Google Forms e impressos, com posterior análise das respostas, chegou-se ao tema saúde, visando a promoção e valorização da manutenção da saúde, buscando o cuidado com o corpo, destacando seus benefícios para a saúde e bem estar individual e coletiva. A partir dos resultados do questionário, pode-se observar a maneira objetiva de como chegar aos temas de acordo com a necessidade da comunidade local. Com essa atividade, tanto os acadêmicos de Ciências biológicas como os alunos participantes do projeto da Escola Borges tiveram a oportunidade de adquirir e compartilhar através dos temas geradores, conhecimento e experiência sobre os temas encontrados de maior urgência em carência na comunidade escolar e municipal. Além disso, os estudantes da Educação Básica puderam aprender diversos temas relevantes a formação desses de forma diversificada e interativa."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1625_TB843_31082023122311.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGNO LIMA FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "MAGNO"
    "autor_email" => "magnolimafarias01@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103396
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 843
    "inscrito_id" => 1625
    "titulo" => "UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ESCOLAR COM A INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente relato foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Prática Pedagógica Enquanto Componente Curricular (PECC) do curso de Licenciatura em Ciência Biológicas do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul. A proposta da atividade foi realizar um estudo da realidade para encontrar o tema gerador e, após, desenvolver os conteúdos em sala de aula. A partir da investigação, que foi realizada com o auxílio de questionários online realizados através da plataforma Google Forms e impressos, com posterior análise das respostas, chegou-se ao tema saúde, visando a promoção e valorização da manutenção da saúde, buscando o cuidado com o corpo, destacando seus benefícios para a saúde e bem estar individual e coletiva. A partir dos resultados do questionário, pode-se observar a maneira objetiva de como chegar aos temas de acordo com a necessidade da comunidade local. Com essa atividade, tanto os acadêmicos de Ciências biológicas como os alunos participantes do projeto da Escola Borges tiveram a oportunidade de adquirir e compartilhar através dos temas geradores, conhecimento e experiência sobre os temas encontrados de maior urgência em carência na comunidade escolar e municipal. Além disso, os estudantes da Educação Básica puderam aprender diversos temas relevantes a formação desses de forma diversificada e interativa."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1625_TB843_31082023122311.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGNO LIMA FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "MAGNO"
    "autor_email" => "magnolimafarias01@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente relato foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Prática Pedagógica Enquanto Componente Curricular (PECC) do curso de Licenciatura em Ciência Biológicas do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul. A proposta da atividade foi realizar um estudo da realidade para encontrar o tema gerador e, após, desenvolver os conteúdos em sala de aula. A partir da investigação, que foi realizada com o auxílio de questionários online realizados através da plataforma Google Forms e impressos, com posterior análise das respostas, chegou-se ao tema saúde, visando a promoção e valorização da manutenção da saúde, buscando o cuidado com o corpo, destacando seus benefícios para a saúde e bem estar individual e coletiva. A partir dos resultados do questionário, pode-se observar a maneira objetiva de como chegar aos temas de acordo com a necessidade da comunidade local. Com essa atividade, tanto os acadêmicos de Ciências biológicas como os alunos participantes do projeto da Escola Borges tiveram a oportunidade de adquirir e compartilhar através dos temas geradores, conhecimento e experiência sobre os temas encontrados de maior urgência em carência na comunidade escolar e municipal. Além disso, os estudantes da Educação Básica puderam aprender diversos temas relevantes a formação desses de forma diversificada e interativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.