O presente relato foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Prática Pedagógica Enquanto Componente Curricular (PECC) do curso de Licenciatura em Ciência Biológicas do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul. A proposta da atividade foi realizar um estudo da realidade para encontrar o tema gerador e, após, desenvolver os conteúdos em sala de aula. A partir da investigação, que foi realizada com o auxílio de questionários online realizados através da plataforma Google Forms e impressos, com posterior análise das respostas, chegou-se ao tema saúde, visando a promoção e valorização da manutenção da saúde, buscando o cuidado com o corpo, destacando seus benefícios para a saúde e bem estar individual e coletiva. A partir dos resultados do questionário, pode-se observar a maneira objetiva de como chegar aos temas de acordo com a necessidade da comunidade local. Com essa atividade, tanto os acadêmicos de Ciências biológicas como os alunos participantes do projeto da Escola Borges tiveram a oportunidade de adquirir e compartilhar através dos temas geradores, conhecimento e experiência sobre os temas encontrados de maior urgência em carência na comunidade escolar e municipal. Além disso, os estudantes da Educação Básica puderam aprender diversos temas relevantes a formação desses de forma diversificada e interativa.