O presente trabalho propõe-se a apresentar uma proposta de atividade elaborada pela equipe do Programa de Residência Pedagógica do Curso de Letras da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP) cuja escola-campo é o Colégio Estadual Melchíades Picanço (CEMP), localizado no município de São Gonçalo. Tal proposta foi planejada para turmas da primeira série do ensino médio. Trata-se de uma sequência básica sobre os gêneros textuais biografia e autobiografia, inspirada na metodologia de Cosson (2009) relativa ao letramento literário. Para a fundamentação teórica sobre os gêneros em questão, lançou-se mão, principalmente, das pesquisas de Bach (2019); Mareco e Alfena (2012); Santos (2010); Striquer e Pinto (2019) e Volponi (2015). O objetivo principal da proposta é propiciar uma experiência positiva de leitura e escrita, que, por meio do diálogo com os textos selecionados, resulte em uma reflexão dos alunos sobre sua trajetória pessoal, levando em conta a valorização dos seus saberes, das suas vivências e de seus talentos. Além disso, pretende-se promover uma interação dos estudantes com recursos digitais e textos multimodais. Nesse sentido, também se buscou respaldo na Base Nacional Comum Curricular, mais especificamente, no campo de atuação da vida pessoal da área de Língua Portuguesa para o Ensino Médio.