Este artigo aborda o uso de metodologias ativas no ensino da educação financeira. Através de um experimento didático, será implementado um sistema de atividades interligadas relacionadas à educação financeira, com o propósito de aplicá-las a estudantes do Ensino Médio. O objetivo é possibilitar que o estudante reflita sobre questões cotidianas envolvendo a educação financeira e o contexto em que está inserido. A pesquisa tem como foco a investigação do impacto e das contribuições das metodologias ativas para o desenvolvimento da educação financeira. Serão explorados os benefícios, como colaboração, pensamento crítico e aplicação prática de conceitos matemáticos no cotidiano financeiro. Desta forma, o experimento didático servirá como a metodologia orientadora desta pesquisa, que se desenvolverá em quatro etapas: estudos bibliográficos, planejamento da prática, execução e, por fim, análise de resultados. A realização deste estudo ocorrerá como parte das atividades programadas do Programa Residência Pedagógica, executado por alunos do 8° semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha, campus Frederico Westphalen/RS, através de um experimento didático. Este artigo é um recorte desse experimento didático, focando na discussão das metodologias ativas no ensino da educação financeira. Enfatiza-se a relevância de integrar essas metodologias no ensino de matemática para aprimorar a compreensão dos alunos e capacitá-los a tomar decisões financeiras conscientes. Por fim, esta pesquisa encontra-se em sua fase inicial, na qual já foram concluídos os estudos bibliográficos e o planejamento da prática. Em seguida, pretende-se realizar a aplicação da prática e analisar os resultados.