Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

FOLCLORE NA ESCOLA: ENSINAR E APRENDER POR MEIO DA ARTE

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103970
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1525
    "inscrito_id" => 283
    "titulo" => "FOLCLORE NA ESCOLA: ENSINAR E APRENDER POR MEIO DA ARTE"
    "resumo" => "O presente relato tem como propósito descrever uma das experiências obtidas pela aluna do curso de Pedagogia presencial da Uniube, integrante do Pibid Uniube, subprojeto “A presença da arte no processo de alfabetização”, no desenvolvimento de atividades relacionadas aos processos de alfabetização e letramento de forma articulada aos conhecimentos sobre a arte. Esta experiência foi desenvolvida com os alunos do terceiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal Santa Maria, Uberaba, Minas Gerais, com o objetivo de utilizar o folclore brasileiro em parceria com as disciplinas de português, matemática, geografia e consequentemente propiciar aos alunos o desenvolvimento das habilidades propostas para o terceiro ano do ensino fundamental bem como ler, compreender, interpretar, estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra. Neste contexto do folclore apresentamos a história do personagem Parafusos, que é de origem do estado de Sergipe - nordeste brasileiro - que ressalta uma história real dos escravos, que por diversas vezes buscavam a liberdade."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID283_TB1525_21092023134324.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINAYANA SILVA CORREIA"
    "autor_nome_curto" => "CINAYANA"
    "autor_email" => "cinayanacorreia@campus.ul.pt"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE UBERABA (UNIUBE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103970
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1525
    "inscrito_id" => 283
    "titulo" => "FOLCLORE NA ESCOLA: ENSINAR E APRENDER POR MEIO DA ARTE"
    "resumo" => "O presente relato tem como propósito descrever uma das experiências obtidas pela aluna do curso de Pedagogia presencial da Uniube, integrante do Pibid Uniube, subprojeto “A presença da arte no processo de alfabetização”, no desenvolvimento de atividades relacionadas aos processos de alfabetização e letramento de forma articulada aos conhecimentos sobre a arte. Esta experiência foi desenvolvida com os alunos do terceiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal Santa Maria, Uberaba, Minas Gerais, com o objetivo de utilizar o folclore brasileiro em parceria com as disciplinas de português, matemática, geografia e consequentemente propiciar aos alunos o desenvolvimento das habilidades propostas para o terceiro ano do ensino fundamental bem como ler, compreender, interpretar, estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra. Neste contexto do folclore apresentamos a história do personagem Parafusos, que é de origem do estado de Sergipe - nordeste brasileiro - que ressalta uma história real dos escravos, que por diversas vezes buscavam a liberdade."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID283_TB1525_21092023134324.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINAYANA SILVA CORREIA"
    "autor_nome_curto" => "CINAYANA"
    "autor_email" => "cinayanacorreia@campus.ul.pt"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE UBERABA (UNIUBE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente relato tem como propósito descrever uma das experiências obtidas pela aluna do curso de Pedagogia presencial da Uniube, integrante do Pibid Uniube, subprojeto “A presença da arte no processo de alfabetização”, no desenvolvimento de atividades relacionadas aos processos de alfabetização e letramento de forma articulada aos conhecimentos sobre a arte. Esta experiência foi desenvolvida com os alunos do terceiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal Santa Maria, Uberaba, Minas Gerais, com o objetivo de utilizar o folclore brasileiro em parceria com as disciplinas de português, matemática, geografia e consequentemente propiciar aos alunos o desenvolvimento das habilidades propostas para o terceiro ano do ensino fundamental bem como ler, compreender, interpretar, estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra. Neste contexto do folclore apresentamos a história do personagem Parafusos, que é de origem do estado de Sergipe - nordeste brasileiro - que ressalta uma história real dos escravos, que por diversas vezes buscavam a liberdade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.