O presente relato tem como propósito descrever uma das experiências obtidas pela aluna do curso de Pedagogia presencial da Uniube, integrante do Pibid Uniube, subprojeto “A presença da arte no processo de alfabetização”, no desenvolvimento de atividades relacionadas aos processos de alfabetização e letramento de forma articulada aos conhecimentos sobre a arte. Esta experiência foi desenvolvida com os alunos do terceiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal Santa Maria, Uberaba, Minas Gerais, com o objetivo de utilizar o folclore brasileiro em parceria com as disciplinas de português, matemática, geografia e consequentemente propiciar aos alunos o desenvolvimento das habilidades propostas para o terceiro ano do ensino fundamental bem como ler, compreender, interpretar, estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra. Neste contexto do folclore apresentamos a história do personagem Parafusos, que é de origem do estado de Sergipe - nordeste brasileiro - que ressalta uma história real dos escravos, que por diversas vezes buscavam a liberdade.