O presente relato tem como propósito descrever uma das experiências obtidas pelos alunos do curso de Pedagogia presencial da Uniube, integrantes do Pibid, subprojeto “A presença da arte no processo de alfabetização”, no desenvolvimento de atividades relacionadas aos processos de alfabetização e letramento de forma articulada aos conhecimentos sobre a arte. Esta atividade foi desenvolvida com os alunos do terceiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal Santa Maria, Uberaba, Minas Gerais, com o objetivo de desenvolver e ampliar os conhecimentos matemáticos relacionados a adição e subtração, de forma lúdica e significativa. A turma da professora Regina, 4º Ano B, é composta por 22 alunos, a maioria dos alunos demonstram-se interessados, proativos e não apresentam muitas dificuldades. Entretanto, existem poucas exceções, podendo citar ao menos 2 deles que não acompanham o conteúdo, devido à falta de atenção e à falta de vontade de realizar as atividades, porém sempre fazemos de tudo para que possamos incentivá-los e incluí-los nas atividades, com isso sempre levamos atividades lúdicas para despertar o interesse e o aprender de todos os alunos mesmo que apresentem dificuldades, pois o nosso intuito é que se desenvolvam assim como todos os outros. Em suma, no geral é uma turma muita boa e dedicada que com muito incentivo irá deslanchar e desenvolver muito mais mediante todas as metodologias que sempre pensamos com muito carinho para que possamos aplicar dentro e fora da sala de aula.