Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

METODOLOGIA DE TRABALHOS POR PROJETOS: PROBLEMATIZANDO OS IMPACTOS SOCIAIS DA TECNOLOGIA E DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104186
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1777
    "inscrito_id" => 8844
    "titulo" => "METODOLOGIA DE TRABALHOS POR PROJETOS: PROBLEMATIZANDO OS IMPACTOS SOCIAIS DA TECNOLOGIA E DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL"
    "resumo" => "A tecnologia e a Inteligência Artificial (IA) têm exercido um impacto grande na sociedade, tanto trazendo benefícios quanto suscitando questionamentos sociais. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar um relato de experiência de uma proposta didática, que buscou discutir os impactos sociais da tecnologia e da IA utilizando a Metodologia de Trabalhos por Projetos, que consiste em uma estratégia metodológica que busca tratar de situações ligadas ao mundo vivencial dos estudantes, através da execução de um projeto, com um tema bem definido e a elaboração de um produto final de relevância social, econômica e/ou cultural. A proposta foi realizada no contexto do PIBID, e a metodologia foi adaptada para que suas etapas fossem aplicadas em 5 intervenções didáticas, que ocorreram ao longo das aulas da disciplina de Robótica. Foi possível observar um grande envolvimento dos estudantes da turma e da comunidade escolar em debater a temática proposta no dia da apresentação do produto final. A partir da avaliação do projeto, foi possível perceber que os alunos conseguiram desenvolver concepções mais críticas em relação ao tema. As intervenções didáticas também possibilitaram colocar em prática a Metodologia de Trabalhos por Projetos, contribuindo para uma formação mais qualificada dos pibidianos como futuros professores."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID8844_TB1777_04102023101351.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO CARDOSO DE ALMEIDA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO LIMA"
    "autor_email" => "r.c.a.lima91@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104186
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1777
    "inscrito_id" => 8844
    "titulo" => "METODOLOGIA DE TRABALHOS POR PROJETOS: PROBLEMATIZANDO OS IMPACTOS SOCIAIS DA TECNOLOGIA E DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL"
    "resumo" => "A tecnologia e a Inteligência Artificial (IA) têm exercido um impacto grande na sociedade, tanto trazendo benefícios quanto suscitando questionamentos sociais. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar um relato de experiência de uma proposta didática, que buscou discutir os impactos sociais da tecnologia e da IA utilizando a Metodologia de Trabalhos por Projetos, que consiste em uma estratégia metodológica que busca tratar de situações ligadas ao mundo vivencial dos estudantes, através da execução de um projeto, com um tema bem definido e a elaboração de um produto final de relevância social, econômica e/ou cultural. A proposta foi realizada no contexto do PIBID, e a metodologia foi adaptada para que suas etapas fossem aplicadas em 5 intervenções didáticas, que ocorreram ao longo das aulas da disciplina de Robótica. Foi possível observar um grande envolvimento dos estudantes da turma e da comunidade escolar em debater a temática proposta no dia da apresentação do produto final. A partir da avaliação do projeto, foi possível perceber que os alunos conseguiram desenvolver concepções mais críticas em relação ao tema. As intervenções didáticas também possibilitaram colocar em prática a Metodologia de Trabalhos por Projetos, contribuindo para uma formação mais qualificada dos pibidianos como futuros professores."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID8844_TB1777_04102023101351.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO CARDOSO DE ALMEIDA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO LIMA"
    "autor_email" => "r.c.a.lima91@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A tecnologia e a Inteligência Artificial (IA) têm exercido um impacto grande na sociedade, tanto trazendo benefícios quanto suscitando questionamentos sociais. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar um relato de experiência de uma proposta didática, que buscou discutir os impactos sociais da tecnologia e da IA utilizando a Metodologia de Trabalhos por Projetos, que consiste em uma estratégia metodológica que busca tratar de situações ligadas ao mundo vivencial dos estudantes, através da execução de um projeto, com um tema bem definido e a elaboração de um produto final de relevância social, econômica e/ou cultural. A proposta foi realizada no contexto do PIBID, e a metodologia foi adaptada para que suas etapas fossem aplicadas em 5 intervenções didáticas, que ocorreram ao longo das aulas da disciplina de Robótica. Foi possível observar um grande envolvimento dos estudantes da turma e da comunidade escolar em debater a temática proposta no dia da apresentação do produto final. A partir da avaliação do projeto, foi possível perceber que os alunos conseguiram desenvolver concepções mais críticas em relação ao tema. As intervenções didáticas também possibilitaram colocar em prática a Metodologia de Trabalhos por Projetos, contribuindo para uma formação mais qualificada dos pibidianos como futuros professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.