O trabalho em tela caracteriza-se como um relato de experiência acerca das vivências formativas em um núcleo do Programa Residência Pedagógica (RP) (BRASIL, 2018) em Educação Física (EF) vinculado ao Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no município de Alagoinhas. As ações aqui relatadas foram realizadas ao longo do primeiro semestre do ano de 2023, numa instituição da rede pública estadual de ensino que atende estudantes matriculados no Ensino médio, Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito (CELNB). Frente as ações do PRP percebem-se o fortalecimento da relação entre universidade e escolas, e consequentemente uma maior qualificação aos futuros professores que, aos poucos, vão sendo inseridos na realidade da qual já fazem parte. Ao longo do Curso de Licenciatura em EF vem sendo possível observar que alguns componentes com características que fortalecem uma formação mais teórica deixam a desejar no que tange uma formação embasada nas experiências práticas. Desso modo, é possível destacar que a RP tem sido um diferencial na minha formação, sobretudo, quando percebo que a relação teoria-prática dialoga de maneira equilibrada e que se estende para as ações formativas na sala de aula e em diferentes contextos da regência. A RP através dos seus núcleos, em particular o de EF, do qual eu faço parte, dá condição para a aplicação da teoria na prática numa forma abrangente, oportunizando termos uma formação mais crítica nesse processo de superação dos desafios presentes na realidade da sala de aula.