O conceito de cidadania é amplo e complexo; normalmente seu sentido mais conhecido é a noção de direitos e deveres. A abrangência do conceito demanda debates no sentido de sua melhor apreensão. A geografia escolar se torna um importante instrumento para se trabalhar a cidadania, já que lida com processos que ocorrem no espaço e que, em grande medida, impactam no pleno gozo da cidadania na cidade. Nesse sentido, por meio da participação no Programa Residência Pedagógica, subprojeto “Cidade e cidadania: construindo caminhos para o ensino de geografia na educação básica”, buscou-se desenvolver, com alunos do 9º ano da escola Instituto Bom Pastor, a consciência cidadã através de problemáticas relacionadas à infraestrutura urbana de saneamento básico, vivenciadas no cotidiano da metrópole. A aplicação da proposta denominada “Infraestrutura urbana na Região Metropolitana de Belém e sua inserção no ensino de geografia: contribuições para uma formação cidadã” teve como objetivo desenvolver a consciência cidadã através da abordagem de problemáticas relacionadas à infraestrutura de saneamento básico enfrentados pelos moradores da Região Metropolitana de Belém. A metodologia utilizada para a aplicação da proposta consistiu no uso de aulas expositivas e dialogadas, debates em sala de aula e aula-campo. Ao final da proposta notou-se um posicionamento mais crítico por paarte dos alunos em relação à importância da infraestrutura urbana, bem como de seu papel, enquanto cidadãos, na cobrança desses serviços.