Diante dos desafios presentes no processo de ensino-aprendizagem das crianças, neste artigo iremos destacar a importância da presença da natureza na educação, de modo particular, na educação infantil como elemento constitutivo do currículo nas propostas pedagógicas adotadas na Escola de Aplicação da UFPA. O quanto que o currículo é importante para a educação infantil, que vem com o propósito das brincadeiras e do descobrir enquanto sentidos e sentimentos que naquele momento a criança expressa. Nenhuma forma certa de como educar, são crianças que apreendem de diversas formas e maneiras. Além de dar destaque ao espaço-natureza como território de interlocução permanente no que concerne à aspectos relacionados a curiosidade, inventividade e criação de conhecimento. Este trabalho também dará ênfase ao processo de como e de que maneira estes aspectos podem contribuir para um aprendizado mais ativo e significativo do ponto de vista da atuação das crianças em relação com a natureza e seus elementos. O estudo adotará a metodologia empírica a partir da experiência das autoras que atuam como estagiárias na Escola de aplicação da UFPA. O objetivo da pesquisa é dar visibilidade às descobertas feitas pelas crianças a partir da exploração dos elementos da natureza: texturas, sons e odores. Além de enfatizar a relação das experiências entre natureza e aprendizagem. De acordo com as vivências podemos pontuar a seguir alguns fatores implícitos nas propostas de ação organizadas pelas professoras a partir de algumas atividades de colagem com folhas e flores, que auxiliam no processo de valorização da natureza