Este projeto traz como proposta refletir sobre a diversidade em âmbito escolar, e a maneira como esta é negligenciada pelas instituições de ensino, apesar de manifestar-se como um dos aspectos de constituição deste espaço. Nosso relato de experiência é embasado em vivências adquiridas durante a execução do Programa de Iniciação à Docência - PIBID, em parceria com o Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa. Procura-se, por meio deste, compreender como os estudantes expressam-se quando em ambientes de ensino, tendo em vista suas multiplicidades e o formato tradicional de aprendizagem que se perpetua nas propostas pedagógicas brasileiras. Faremos uma abordagem valendo-nos de autores de distintas áreas de conhecimento, que dialogam com a influência da escola na vida dos estudantes e as relações sociais constituídas nesse meio. Metodologicamente vamos nos valer da observação participante, onde nos amparamos para a análise da realidade educacional. Por fim, salientamos o déficit na construção dos cursos de licenciatura, visto que os mesmos limitam-se aos estudos específicos de suas áreas correspondentes, acarretando na ausência de arcabouços, práticos e teóricos no entorno das questões abordam o cotidiano escolar, em específico, correspondente à diversidade e pluralidade que o compõe.