O presente relato descreve as ações desenvolvidas pelo grupo de Pibidianas da UFVJM na Escola Municipal Belita Tameirão, situada na cidade de Diamantina-MG. Composto por quatro participantes, o grupo engaja-se nas turmas do 1°, 3º e 5º ano do ensino fundamental, promovendo intervenções pedagógicas todas as quintas-feiras nas disciplinas de matemática e português, alternando entre as semanas. A abordagem adotada fundamenta-se na utilização de atividades lúdicas e jogos, que se alinham ao conteúdo já ministrado pela professora regente. O ambiente escolar, por sua vez, apresenta particularidades, sendo caracterizado por uma estrutura compacta, um refeitório de dimensões reduzidas - capaz de acomodar apenas uma turma por vez - e a ausência de um espaço dedicado ao recreio ou brincadeiras. A rotina das crianças, portanto, segue um padrão de ingresso na escola, momento de oração e deslocamento para a sala de aula. O período matinal é preenchido com atividades escolares, incluindo o lanche, que deve ser rápido para atender a todas as turmas. Nesse contexto, inspirados pela visão de Vygotsky sobre o papel das brincadeiras no desenvolvimento cognitivo, social, emocional e linguístico infantil, o grupo Pibid propõe uma estratégia de intervenção. A proposta consiste em proporcionar um intervalo de 15 minutos para brincadeiras livres e descanso na quadra da escola após o lanche. Essa medida visa não apenas permitir às crianças uma pausa livre para brincadeiras e relaxamento, mas também fomentar a interação social, estimular a criatividade e a imaginação por meio das brincadeiras.