O artigo a seguir visa trazer a experiência conjunta de dois acadêmicos, do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Descrevemos o momento de aplicação de oficinas com o tema “Monumentos” para as turmas de 9º ano do Colégio Estadual Espírito Santo, localizado na cidade de Ponta Grossa, Paraná. Com o propósito de ensinar a importância do Monumento no contexto da Arte e da História, não apenas pelo lado estético, mas sim poético. Por meio do PIBID, é possível criar um paralelo entre a teoria ensinada pela universidade, e a prática- práxis, dentro do âmbito escolar, permitindo que o acadêmico possa vivenciar boas práticas educativas. Os resultados obtidos com a aplicação das oficinas demonstram o amplo conhecimento e capacidade interdisciplinar que os acadêmicos possuem de realizar ligações entre conteúdos vigentes em sala, como atividades práticas como a proposta, e conteúdos de outras disciplinas, e principalmente de seu contexto social, cultural e econômico, onde tal capacidade pode ser observada através da análise das atividades realizadas ao término das oficinas, e da participação constante dos alunos durante o decorrer das explicações teóricas.