O presente trabalho traz o relato de uma experiência de Estágio Supervisionado de Formação de Professores realizado em uma escola estadual do interior do Rio Grande do Norte. O estágio, contexto deste relato, tinha um enfoque investigativo e visava a realização de uma pesquisa no âmbito de uma problemática existente no contexto escolar. Pretendemos aqui tecer algumas observações e reflexões acerca de uma vivência imersiva no âmbito de um ambiente escolar impactado pela implantação do Novo Ensino Médio, principalmente a partir da perspectiva dos estudantes. O que se sabe é que o Novo Ensino Médio trouxe muitas divergências entre profissionais de educação, opinião pública e estudantes. No âmbito da escola analisada, observou-se que a reforma do Ensino Médio não é algo agradável aos discentes que, embora possuam opiniões diversas, são uníssonos no que diz respeito a sua ineficiência. Além disso, as ideias de “maior pertencimento” à escola e de que o Novo Ensino Médio traz um “poder de escolha” para o aluno é, na prática, uma falácia.