A Álgebra é um dos campos matemáticos onde os alunos apresentam maior dificuldade, devido ao seu caráter abstrato e cumulativo. Buscando superar essas dificuldades, o presente relato de experiência trata de uma sequência de práticas pedagógicas sobre o conteúdo de Termos Semelhantes, realizadas em uma turma de 8º ano do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu, no município de Santa Rosa/RS. As práticas foram desenvolvidas por licenciandas em Matemática, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Multidisciplinar - Ciências Biológicas e Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), Campus Santa Rosa. O planejamento transcorreu em meio a diversas discussões entre as pibidianas que, além da aula expositiva dialogada, utilizaram de recursos didáticos diferentes, tais como gincana e Quiz digital, visando envolver os alunos e, consequentemente, desenvolver um conhecimento algébrico sobre os conceitos trabalhados. Dessa forma, com o conjunto de práticas conduzidas, foi possível auxiliar na aprendizagem da Álgebra e sanar as dúvidas e dificuldades que surgiam. Os alunos apresentaram resultados positivos, interagiram com o conteúdo, realizaram as atividades propostas e demonstraram ter construído conhecimentos tanto a respeito dos conceitos principais, quanto com os conteúdos básicos retomados no decorrer das práticas. Ao final, tornou-se perceptível que a organização e o planejamento são essenciais, e que imprevistos podem acontecer, mas que é possível resolver a situação e prosseguir, nem que para isso seja necessário adaptar o planejamento, uma vivência que só se adquire com a prática.