Política educacional são as diretrizes, princípios e ações adotadas por um estado governamental ou educacional. Abrange diversas áreas, como currículo, financiamento, infraestrutura, formação de professores, avaliação, inclusão, tecnologia educacional e muito mais. Para uma política educativa eficaz, esta deve ser desenvolvida com base na investigação, na consulta de peritos, no envolvimento da comunidade educativa e na atenção às necessidades educativas. Nos meados da década de 80 que as avaliações em larga escala começaram a ser aplicadas no país, esse ato foi chamado de Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Público de 1º grau (SAEP) e foi a base de uma política de avaliação federal, atingindo todo um sistema educacional com níveis que vai do ensino fundamental ao superior e assim trazendo uma fase nova entre avaliação e currículo. Com o crescimento das avaliações em grande escala e de todos os níveis educacionais brasileiro, tanto federal, estadual ou municipal, houve um entusiasmo com os resultados no rendimento dos alunos. Com a proposta do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), da Prova Brasil e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), esse processo começou a ser monitorado sistematicamente por meio do processo educativo e tal movimento teve implicações nos currículos e no trabalho pedagógico que é realizado pelas escolas. As propostas atuais têm focado nos resultados dos alunos em cada etapa final do ensino e assim trazendo esperança em um ensino de qualidade, mas gerando várias críticas que acercam a avaliação e currículo.