O artigo aborda as experiências vivenciadas a partir do Programa de Residência Pedagógica (PRP) - Subprojeto da Matemática da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), durante o ano letivo de 2023, com turmas de 8º e 9º anos de uma escola municipal em Rio Grande/RS. A base teórica inclui os estudos de Maurice Tardif sobre os saberes docentes e a importância da formação prática do professor. Apresentamos relatos das experiências, onde evidenciam abordagens inovadoras para o ensino da matemática, expomos algumas atividades desenvolvidas no PRP, sendo uma envolvendo a construção de origamis para explorar conceitos de ângulos e triângulos, outra utilizou o Algeplan, uma ferramenta visual, para representar expressões algébricas de forma concreta e também foi utilizado o FRACSOMA para facilitar a compreensão de frações equivalentes. Destacamos no presente trabalho que os métodos de ensino podem variar, e a abordagem deve ser adaptada às necessidades dos alunos. Também discutimos a importância de superar desafios, lidar com resistências dos alunos e explorar diferentes estratégias pedagógicas. Concluímos o trabalho ressaltando a importância de integrar teoria e prática na formação de professores, visando à construção de um ambiente de aprendizado mais dinâmico e interativo, que possa promover uma compreensão sólida dos conteúdos matemáticos.