No contexto educacional contemporâneo, a abordagem de temáticas sensíveis e relevantes se destaca como um meio de promover a reflexão crítica e a conscientização dos alunos sobre questões sociais. Este resumo expandido descreve uma experiência pedagógica realizada com alunos do 2º ano do Ensino Médio no Instituto Federal de São Paulo, campus Avaré, com o propósito de introduzir o período literário realista no Brasil com o foco na representação do negro na sociedade e na literatura. Este trabalho tem como objetivo detalhar a metodologia empregada, os referenciais teóricos utilizados e os resultados obtidos, visando evidenciar como a análise literária pode ser uma ferramenta poderosa para a compreensão das complexidades raciais presentes na sociedade brasileira. Ao explorar diferentes formas de manifestação artística e escrita, os alunos foram incentivados a expressar suas reflexões sobre o negro na sociedade. Concluímos que a atividade não apenas fortaleceu a representatividade e valorização da diversidade cultural, mas também encorajou os alunos a se tornarem agentes de transformação, lutando pela igualdade racial e contribuindo para um futuro mais justo e igualitário.