Este relato tem por objetivo descrever uma experiência de uma participante do programa residência pedagógica junto a alunos do primeiro ano do ensino médio, explorando o conceito de função afim, utilizando para tanto o jogo batalha naval. Esta foi definida após um prolongado período da pandemia causada pelo vírus SARS-Covid-2, em que o cenário educacional enfrenta desafios consideráveis, especialmente no contexto do ensino da matemática. Muitos estudantes vivenciaram uma educação tumultuada, agravado por fatores sociais como as desigualdades relacionadas ao acesso à tecnologia e aos recursos educacionais. Para mitigar os problemas relatados e, ainda, o caráter abstrato frequentemente associado à matemática, utilizou-se como alternativa a incorporação de jogos matemáticos como ferramenta pedagógica, a partir das bases propostas por Regina Celia Grando, utilizando para tanto uma abordagem ativa e significativa, considerando as bases teóricas de David Ausubel. Considerou-se, portanto, satisfatória a atividade, por alcançar seu intento, sendo isso observado a partir do envolvimento dos participantes nos jogos propostos, e ainda, nas discussões sobre função.