Muito se tem discutido em fóruns, seminários e congressos acerca da importância da formação docente. Autores como Alarcão (2020; 1996), Libâneo (2008), Cunha (2006) e Nóvoa (2010; 2007) têm buscado argumentar sobre a necessidade de transformações para que se efetive o bom desenvolvimento do sistema educacional. As reflexões apresentadas pelos autores apontam para um caminho em que a construção do fazer docente seja permeado por ações que complementem a atuação da universidade na formação desses profissionais. Em atendimento a essa demanda, este trabalho objetiva apresentar experiências vivenciadas pelos discentes do Curso de Pedagogia, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID, no Subprojeto Pedagogia, da Universidade Estadual de Minas Gerais, Unidade de Ubá. As experiências relatadas estão sendo desenvolvidas em duas escolas municipais e uma estadual, na cidade de Ubá-MG. Foram realizadas reuniões para discussão das necessidades emergenciais das escolas participantes e como o projeto poderia contribuir para potencializar o desenvolvimento das competências previstas na BNCC, no âmbito da alfabetização. A metodologia utilizada consistiu em reuniões para conhecimento da demanda das escolas campo, planejamento de atividades em conjunto com as professoras supervisoras e aplicação de atividades significativas e lúdicas e avaliação do processo do fazer educativo. Assim, esse trabalho se justifica por sua importância na formação do discente bolsista e na proposta trazida em seu bojo, de melhoria do ensino público através de práticas pedagógicas inovadoras, nas escolas integrantes do programa.