Este relato pretende apresentar reflexões acerca da prática do planejamento pedagógico em uma escola pública que oferta o Ensino Médio, a mesma fica localizada no Recôncavo da Bahia. O objetivo deste relato é mostrar as percepções dos professores da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologia sobre o planejamento pedagógico. Sobe nossas inquietações, enquanto bolsistas-residentes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Capes, Subprojeto do Curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), sobre a prática do planejamento pedagógico vivenciada na escola-campo de atuação do PRP. Tendo em vista disso, consideramos que a prática do planejamento é de suma importância, visto que a mesma possibilita uma organização da elaboração didática que será desenvolvida, como também viabiliza formulações de atividades e avaliações que implicam diretamente no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Para essa pesquisa optamos por fazer um questionário que teve como objetivo analisar as percepções dos professores acerca do planejamento pedagógico, o mesmo obteve resultados significativos, mostrando que o plano de aula é uma ferramenta importante para o desenvolvimento das aulas, por essa razão a utilização de planejamento permite ao professor perfazer ações diárias na construção do conhecimento.