A experiência em sala de aula proporcionada pelo Residência Pedagógica possibilitou alguns momentos cruciais para a nossa construção de capacidade de docência. Em primeiro plano, por meio de propostas de intervenção teórico-metodológica durante os momentos de formação, foram-no entregues materiais e mini-cursos sobre diferentes abordagens pedagógicas que apresentaram, de maneira direcionada, ferramentas para a elaboração dos planos de aula. Nesse sentido, os processos de aprendizagem iniciados durante a licenciatura foram complementados por metodologias mais especificadas e suporte para além dos encontros formais. Em outra medida, a implementação de tais propostas de forma prática, através das regências, se deu com alguns entraves. Entre esses, se destacam as dissonâncias entre as expectativas dos residentes em relação ao ritmo da aula e apresentação dos conceitos, assim como da recepção dos alunos à atividade avaliativa proposta. A temática da aula se deu em torno de: conceituar o termo “cidadania”; discriminar os diferentes tipos de direitos existentes; identificar as raízes históricas da cidadania, relacionando-as com o contexto brasileiro; caracterizar o que constitui a identidade político cultural do cidadão brasileiro; trabalhar as habilidades de escrita e interpretação do conteúdo dos alunos, objetivando uma mudança na prática social.