Este presente relato tem como objetivo descrever as vivências de uma residente do Programa de Residência Pedagógica (PRP), graduanda no curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA, com a utilização de jogos didáticos como ferramenta para o ensino-aprendizagem das quatro operações básicas. Os jogos foram aplicados como uma forma de revisão das operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão. O texto vem elencar as experiências da residente numa gincana, cujo objetivo foi a utilização de jogos alternativos que utilizam as quatro operações básicas como uma das regras dos jogos, como ferramenta de revisão. A concepção por trás dos dois jogos tinha o objetivo de desenvolver o interesse em aprender o conteúdo de forma lúdica. Analisando desempenho dos alunos, observamos um rendimento fraco na resolução das atividades por grande parte dos discentes, trazendo assim um novo olhar com o foco nas próximas atividades a serem desenvolvidas com essas turmas a partir das dificuldades observadas durante o processo, ou seja, esse trabalho servirá como norteador de futuras intervenções em sala de aula.