O ensino de matemática para alunos surdos tem se mostrado desafiador devido a diversos fatores, incluindo a falta de metodologias adequadas por parte dos professores. Esta proposta de intervenção teve como objetivo investigar como a implementação de metodologias ativas no ensino da matemática na disciplina de Libras para acadêmicos de Ciências Naturais pode contribuir para a formação docente e para o processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos. Os procedimentos metodológicos adotados foram teóricos, tendo como pressupostos teóricos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Vargas e Canto (2022), Moran (2018), Basso, Strobel e Masutti (2009) dentre outros e atividades desenvolvidas em uma universidade no Maranhão, com acadêmicos de Ciências Naturais, por meio de aulas teóricas e práticas que envolveram a elaboração de conteúdos de matemática e metodologias ativas adaptadas para alunos surdos. Foram aplicados planos de aula desenvolvidos pelos acadêmicos, e os resultados foram avaliados quanto à efetividade das metodologias. Os resultados mostraram que a implementação de metodologias ativas no ensino de matemática contribuiu para uma melhor formação docente e para a criação de ambientes de aprendizagem mais inclusivos para alunos surdos. Houve melhoria na compreensão dos conteúdos matemáticos e no engajamento dos acadêmicos . Esta proposta demonstrou que a utilização de metodologias ativas no ensino de matemática dentro da disciplina de Libras pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a qualidade da educação para alunos surdos, levando em consideração suas necessidades específicas e promovendo uma prática pedagógica mais eficiente.